Sementes de chia para emagrecer

As sementes de chia são conhecidas por seus efeitos benéficos à saúde. Graças ao rico conteúdo de nutrientes, este superalimento tem uma influência positiva no funcionamento normal dos sistemas imunológico e cardiovascular.

E em termos de beleza, é usado em couro cabeludo e cabelo para torná-los mais brilhantes do que nunca.

Mas você sabia que as sementes de chia também podem te ajudar a perder peso?

Em um dieta de baixa caloriaé importante consumir alimentos com grandes benefícios para evitar deficiências nutricionais.

As sementes de chia, com sua riqueza em nutrientes, são uma importante fonte de minerais.

Vamos descobrir como você pode usar o Sementes de chia para emagrecer:

Resumo

  • Sementes de chia para emagrecer
  • Como integrar sementes de chia em sua dieta
  • Cozinhar as sementes de chia
  • Conclusões

Sementes de chia para emagrecer

As sementes de chia são caracterizadas por suas propriedades absorventes e alto teor de proteína. Duas vantagens que, juntamente com a presença de fibras, os tornam aliados perfeitos para perder peso.

Este superalimento pode ser facilmente integrado à sua dieta diária, pois pode ser usado como ingrediente em uma ampla variedade de preparações quentes e frias.

No entanto, é importante ressaltar que essas sementes são bastante calóricas e ricas em gordura. Se você está tentando perder peso, não deve comer demais.

Vamos ver brevemente quais são as propriedades Sementes de chia mais interessante para umAlimentação saudável.

Abaixo apresentamos a você Sementes de chia para emagrecer:

1. Propriedade absorvente

Propriedades absorventes de sementes de chia

As sementes de chia têm capacidade de absorver água igual a nove vezes o seu peso.

Uma vez ingeridos, criam uma massa gelatinosa no estômago, dando uma sensação de saciedade.

2. Proteínas

Ao contrário da crença popular, não basta reduzir a ingestão de calorias para perder peso: a composição dos nutrientes também desempenha um papel importante.

Para garantir que nosso corpo possa construir ou manter músculos, bem como atividade física você tem que fornecer sem proteína desistir da ingestão de energia certa.

No contexto de dietas de baixa caloria, uma grande ingestão de proteína de alta qualidade nem sempre é uma garantia.

No entanto, a massa muscular é essencial para uma perda de peso saudável e sustentável. Os músculos são o assassino número 1 de gordura em nosso corpo. Eles representam 40% do nosso peso corporal e são responsáveis ​​por 22% do metabolismo em repouso.

E as sementes de chia têm deuses valores nutricionais interessante, com maior teor de proteína do que a maioria dos outros cereais. São, portanto, ideais para o dieta cetogênica.

3. Fibra

Um colher de sementes A chia cobre mais de um quarto da necessidade diária recomendada de fibra alimentar, equivalente a cerca de 30 gramas.

A sua é, portanto, evidente propriedades de emagrecimento.

Eles não só suportam o efeito de saciedade, mas também melhoram a digestão, promovem a trânsito intestinal e tem vários benefícios para a saúde: você pode usar sementes de chia para desinflar a barriga E contra hiperglicemia.

Como integrar sementes de chia em sua dieta

Como integrar-sementes de chia-em-sua-dieta

As sementes de chia são um ingrediente multifacetado. Veja como prepará-los… em todos os molhos e numa infinidade de sementes receitas de chia!

  • Preparação

As sementes de chia atingem seu volume máximo após cerca de 30 minutos de imersão ou consumo.

Se você quiser comer sementes de chia não amolecidas, é importante beber o suficiente. Você deve ter nove vezes mais água do que o peso das sementes.

Como orientação geral, você pode usar (ou beber) 135 mililitros de água para cada 15 gramas de sementes de chia.

  • Dosagem

A quantidade diária recomendado de sementes de chia corresponde a cerca de duas colheres rasas, que fornecem pouco menos de 67 kcal.

Porque as sementes de chia são deliciosas e podem substituir uma refeição inteira quando preparadas como parte de uma Dieta para emagrecertorna-se rapidamente evidente que eles ajudam a reduzir o seu equilíbrio calórico diário geral.

Em comparação, os pratos clássicos de massa variam em torno de 400-600 kcal. Obviamente, além da semente de chia de 67 kcal, também devem ser levadas em consideração as calorias dos outros ingredientes de um pudim de chia, como banana ou iogurte de coco.

  • Café da manhã

As sementes de chia são o começo perfeito para o dia. Eles fornecem ao corpo muitos micronutrientes pela manhã.

Seus ácidos graxos qualidade, alto teor de proteínas e propriedades absorventes ajudam você a levar lanches para o almoço, o que é benéfico perda de peso.

Quanto ao efeito de saciedade, eles ainda superam o muesli clássico e a aveia do início do dia.

Dependendo do seu apetite, preferências e do tempo que leva para chegar à próxima refeição, este superalimento pode ser preparado de diferentes maneiras: como complemento de muesli ou mingau, como alternativa sem glúten à aveia clássica simplesmente embebida em água e limão com suas frutas favoritas.

  • Almoço e jantar

As sementes de chia agregam valor a uma refeição sem serem arrogantes. Polvilhe um pouco colher de chá de sementes de chia em saladas ou legumes cozidos e você dificilmente os notará.

E por não terem um sabor intenso, sua refeição também não mudará de sabor.

Apenas molhos e sopas devem ser tratados com cautela: devido às suas propriedades de inchaço (devido à presença de mucilagem), as sementes de chia podem engrossar um pouco a textura.

SUGESTÃO

Se um molho ficar muito líquido, você pode dar uma consistência cremosa com sementes de chia.

No entanto, não os adicione durante o cozimento, mas apenas quando o molho estiver pronto, para não perder nutrientes preciosos.

  • Petiscos e doces

As sementes de chia são ideais como lanche doce ou sobremesa. E porque têm um sabor discreto, a sua criatividade não tem limites.

Assim como no café da manhã, eles devem ser servidos embebidos e são a base perfeita para uma sobremesa saudável.

Você pode misturá-los com frutas frescas ou cozidas ou servi-los como pudim. Quem gosta de doces pode mergulhá-los no leite de coco (mas preste atenção na contagem de calorias!).

Sobremesas clássicas podem ficar mais saudáveis ​​com sementes de chia. Como base para uma compota saudável, enriquecem-na com uma dose extra de proteínas e gorduras saudáveis.

EXPERIMENTE A RECEITA!

  • Pudim de chia com amêndoas

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 1 colher de sopa de pasta de amêndoa
  • 50 ml de leite de amêndoa
  • 100ml de água
  • 30 g de mirtilos

Preparação

  • Deixe as sementes de chia de molho no leite de amêndoa por cerca de 30 minutos
  • Aqueça a água e adicione a pasta de amêndoa
  • Junte o leite de amêndoas com as sementes de chia, misturando delicadamente
  • Depois de obter uma mistura espessa, retire-a do fogo e despeje-a nas xícaras
  • Você pode decorar com uma chuva de mirtilos

Cozinhar as sementes de chia

As sementes de chia moídas podem substituir até 20% da farinha original em produtos de panificação. O teor de carboidratos da receita original é assim reduzido e proteínas de alta qualidade e gorduras valiosas são adicionadas ao prato ômega-3.

Eles podem ser usados ​​para substituir o ovo nas variações veganas de muitos pratos, como bolos ou panquecas.

No entanto, as sementes de chia devem sempre ser consumidas cruas ou cozidas em baixas temperaturas, para não destruir suas vitaminas e micronutrientes.

Conclusões

As sementes de chia são um superalimento cada vez mais popular em dietas para perda de peso. Rico em fibra e proteínas, ajudam a dar sensação de saciedade, o que evita qualquer tentação entre as refeições.

Muito versáteis, podem ser usados ​​em uma infinidade de receitas, inclusive como substituto de ovos em especialidades veganas.


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