Dieta FODMAP para cólon irritável: guia completo

Dieta FODMAP é geralmente recomendado no caso de síndrome do intestino irritáveltambém conhecida como síndrome IBS (Síndrome do Intestino Irritável) ou síndrome do intestino irritável.

Esta não é uma dieta para perda de peso, mas sim um método para descobrir quais substâncias podem causar os sintomas desta patologia.

Por exemplo, as pessoas afetadas parecem sentir algum alívio se evitarem certos tipos de carboidratos.

Um nutricionista especializado em doenças gastrointestinais pode ajudá-lo a identificar a terapia mais adequada para o seu caso específico.

Resumo

  • Tudo sobre a dieta FODMAP
  • O que são FODMAPs?
  • Benefícios de uma dieta baixa em FODMAP
  • Quem pode se beneficiar da dieta FODMAP?
  • Como é estruturada a dieta FODMAP?
  • O que fazer antes de começar
  • Não desista do sabor!
  • Veganos e vegetarianos podem seguir uma dieta FODMAP?
  • Lista de compras para a dieta FODMAP
  • E se não houver melhorias?
  • Desvantagens da dieta FODMAP?
  • Conclusões

Tudo sobre a dieta FODMAP

Certos tipos de carboidratos podem causar problemas irritantes para aqueles com síndrome do intestino irritável.

Se você também tem essa condição, a dieta FODMAP pode te ajudar a descobrir quais substâncias estão te incomodando.

De qualquer forma, é recomendável segui-lo sob a supervisão de um nutricionista especializado, que poderá acompanhá-lo nas várias fases deste plano alimentar.

Abaixo apresentamos a você Dieta FODMAP:

O que são FODMAPs?

Os FODMAPs são carboidratos de cadeia curta que são difíceis de absorver (ou completamente não absorvidos) no intestino delgado. Como resultado, eles acabam no intestino grosso.

As bactérias no cólon destroem os FODMAPs rapidamente e em grandes quantidades. Esse processo é chamado de fermentação, que pode liberar gases, causando sintomas como inchaço e flatulência.

Em adição a isto, quais são os sintomas do cólon inflamado?

Diarréia ou movimentos intestinais irregulares também podem ocorrer porque mais líquido é introduzido nos intestinos delgado e grosso.

FODMAP significa:

  • F – Fermentável
  • O – Oligossacarídeos
  • D – Dissacarídeos (lactose)
  • M – Monossacarídeos (frutose)
  • A- e
  • P – Polióis (álcoois de açúcar)

Explicação dos diferentes FODMAPs

Um carboidrato é composto de uma ou mais moléculas de açúcar: sacarídeos. Os carboidratos podem ser classificados de acordo com o número de moléculas de açúcar de que são feitos.

Distinguimos os seguintes tipos (em ordem crescente, de poucos a muitos sacarídeos): monossacarídeos dissacarídeos oligossacarídeos polissacarídeos.

Dentro dessas espécies ainda existem subespécies que podem causar distúrbios e assim se enquadram nos FODMAPs. Por exemplo, os polióis são uma categoria separada.

  • Monossacarídeos

o má absorção de frutose pode causar distúrbios intestinais. Alguns alimentos (como fruta secamanga, maçã e uva) e mel são ricos em frutose.

Esta substância também é adicionada a muitos produtos alimentícios como adoçante ou para melhorar sua aparência ou textura. Demasiada frutose pode causar sintomas em algumas pessoas: é a chamada intolerância à frutose.

  • Dissacarídeos

Apenas o dissacarídeo lactose pode atuar como FODMAPs nos alimentos.

  • Oligossacarídeos

Entre os oligossacarídeos, frutanos e galactanos são os que mais causam distúrbios. Os frutanos são encontrados principalmente em produtos de grãos, como pão, cereais e massas, e em alguns vegetais, como cebolas.

Inulinas e frutooligossacarídeos são frutanos que às vezes são adicionados como prebióticos a iogurtes com baixo teor de gordura, bebidas à base de leite e preparações de fibras alimentares.

Os galactanos são encontrados em leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico. Esses carboidratos permanecem no intestino e não são absorvidos pelo sangue.

  • Polissacarídeos

Os polissacarídeos são polímeros de muitas dezenas ou milhares de monossacarídeos. O amido é o polissacarídeo mais conhecido nos alimentos: 80 a 90% dos polissacarídeos que ingerimos na forma de amido.

Amido e produtos de degradação do amido, que não são absorvidos no intestino delgado de indivíduos saudáveis, são chamados de amido resistente.

  • Polióis

Os polióis são carboidratos que são mal absorvidos no sangue por muitas pessoas. Eles são encontrados naturalmente em algumas frutas e vegetais, especialmente frutas de caroço.

Eles são frequentemente usados ​​na indústria alimentícia como umectantes e adoçantes artificiais. Se os polióis foram adicionados aos alimentos, a embalagem diz: “O consumo excessivo pode ter um efeito laxante”.

Benefícios de uma dieta baixa em FODMAP

De acordo com um Pesquisa da Universidade Monash, três em cada quatro pessoas com síndrome do intestino irritável se beneficiam da dieta FODMAP. Isso significa que 75% daqueles que o seguem podem se sentir melhor, porque colhem esses benefícios:

  • menos formação de gás (refluxo, flatulência)
  • diminuição do inchaço
  • redução da diarreia
  • diminuição da constipação
  • atenuação de dor abdominal

Em geral, os pacientes param de segui-la após um ano, porque aprenderam quais alimentos ricos em FODMAPs deve evitar.

Seu mal-estar é significativamente reduzido, em virtude de uma melhor qualidade de vida.

  • Sintomas digestivos reduzidos

Refluxo, dor de estômago, inchaço, flatulência, diarréia … todos esses sintomas não são apenas irritantes, mas com o tempo podem enfraquecer o corpo.

Uma dieta FODMAT reduz significativamente o desconforto na maioria dos pacientes.

  • Melhor qualidade de vida

Se você conseguir neutralizar o estado de mal-estar geral, a vida começa a sorrir novamente. Parece também que esta dieta pode contribuir e fornecer mais energia.

Quem pode se beneficiar da dieta FODMAP?

Para que serve a dieta FODMAP?? Como previsto, esta não é uma dieta para perda de peso e é fortemente desencorajada se você não tiver SII.

Também poderia beneficiar aqueles que sofrem de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e diverticulite, embora os estudos ainda estejam em andamento.

Não esqueçamos que a maioria das substâncias catalogadas como FODMAPs são prebióticos e, como tal, são indispensáveis ​​para promover o desenvolvimento de bactérias intestinais benefícios.

Como é estruturada a dieta FODMAP?

Como estruturou a dieta FODMAP

Esta dieta é dividida em três fases: eliminação, reintrodução, estabilização. Seu nutricionista de confiança pode ajudá-lo a seguir as diferentes etapas corretamente.

  • Fase de eliminação

A primeira fase é sobre a eliminação. Por um período de quatro a oito semanas, leve com o seu alimentação do cólon irritável todos Alimentos FODMAP.

Se algumas dessas substâncias forem a causa de suas doenças, você começará a sentir um alívio significativo durante esse período.

Para algumas pessoas, o benefício é sentido depois de apenas alguns dias, para outras, leva algumas semanas.

Você não tem nenhuma melhora? Então provavelmente há outra causa subjacente de suas doenças.

ATENÇÃO

No início do dieta síndrome do intestino irritável mantenha seu padrão alimentar próximo à lista FODMAP. Dessa forma, você pode ter certeza de que está eliminando todos os alimentos ricos em FODMAPs.

Se você continuar a ingerir alguns desses nutrientes, o método não terá efeito.

  • Fase de reintrodução

Uma vez que o rigoroso período de eliminação esteja completo, os FODMAPs são gradualmente adicionados à dieta.

Você pode reintroduzi-los lentamente de acordo com o grupo (proteínas, pães e cereais, frutas, legumes…). Cada fase de reintrodução leva cerca de uma semana.

Se você não tiver sintomas, você pode continuar adicionando o próximo grupo. Para cada grupo os limites de tolerância.

Se os sintomas retornarem repentinamente, você encontrou a causa (ou uma das causas) do seu mal-estar. Então deixe este produto fora do seu dieta do intestino irritável.

  • Fase de personalização

A ingestão de alguns FODMAPs é limitada, levando em consideração seus próprios níveis de tolerância identificados na fase anterior.

Desta forma é possível seguir uma alimentação saudável e variada, na qual apenas os alimentos que causam distúrbios são limitados

O que fazer antes de começar

Há uma série de fatores a considerar antes de embarcar em dieta do intestino irritável.

  • Verifique se você realmente tem SII

As manifestações sintomáticas típicas da SII também são comuns a várias outras doenças, como doença celíaca e câncer de cólon.

Como ainda não foi desenvolvido um exame que possa confirmar a presença de SII, é necessário realizar todos os testes que permitem excluir que você esteja sofrendo de outras doenças.

Se os vários testes falharem, seu médico poderá diagnosticar a SII se você tiver alguns sintomas, como dor de estômago recorrente e aparência / frequência das fezes.

  • Coloque-se em posição de poder seguir a dieta

A dieta FODMAP leva tempo e muita organização. Se você está planejando uma viagem ou planeja fazer refeições frequentes fora de casa, é melhor adiar para um período mais tranquilo.

Se você decidir começar, peça ao seu nutricionista uma lista detalhada de alimentos contendo carboidratos e, junto com ele, você decide como proceder.

E se tiver que almoçar ou jantar fora, procure conhecer os vários pratos para saber quais são baixo em FODMAPs.

Não desista do sabor!

Se você seguir um dieta do intestino irritável particularmente rigoroso, pode ser útil ter livros de receitas com receitas de baixo teor de FODMAP à mão.

Como orientação geral, é bom saber que o alho e a cebola são excelentes fontes de FODMAPs e um dos gatilhos mais potentes dos sintomas da SII.

Eles contêm muito mais FODMAPs (frutanos) do que, por exemplo, trigo. Eles podem causar problemas se forem tomados como ingrediente em certas preparações, como sopas e molhos.

É aconselhável evitar cuidadosamente o alho e a cebola. No caso de cólon inflamado o que comer então? Você pode substituí-los por ervas e especiarias igualmente saborosas, como gengibre, pimenta, feno-grego, açafrão e açafrão.

Veganos e vegetarianos podem seguir uma dieta FODMAP?

Assumimos que tudo pode ser feito. No entanto, se você é vegano ou vegetariano, precisará se esforçar um pouco mais.

Na dieta vegana e vegetariana existe uma ampla utilização de leguminosas, que tendem a ter um alto teor de FODMAP. Essas porções devem, portanto, ser contidas. Você pode complementá-los com tofu, nozes e sementes.

Lista de compras para a dieta FODMAP

Você está se perguntando em caso de cólon irritável o que comer?

O que colocar no carrinho de compras se seguir uma dieta FODMAP?

O que há no Dieta FODMAP alimentos permitidos e alimentos proibidos?

Aqui está uma lista dos principais alimentos que permitem que você jogue com segurança (muitos alimentos são os mesmos que são indicados para pessoas com sensibilidade ao glúten).

Alimentos feitos de cereais

  • pão, cereais, biscoitos e bolos sem glúten
  • pão de espelta com fermento mãe
  • macarrão sem glúten
  • aveia
  • arroz
  • Quinoa
  • cuscuz sem glúten

Leguminosas e frutos secos

  • Grão de bico enlatado (máximo 40 gramas)
  • lentilhas enlatadas (máximo 40 gramas)
  • feijão preto (máximo 4o gramas)
  • nozes
  • amendoim
  • castanha-do-pará
  • nozes
  • macadâmia

Fruta

  • bananas verdes (máximo 100 gramas por porção)
  • mirtilos (máximo 40 gramas)
  • framboesas (máximo 60 gramas)
  • morangos
  • uva
  • kiwi
  • mandarinas
  • laranjas
  • abacaxi (máx. 140 gramas)
  • limão
  • Lima

Vegetais

  • tomate
  • pepino
  • páprica
  • salada
  • raízes
  • repolho
  • berinjela (máximo 150 gramas)
  • espinafre
  • a parte verde da cebolinha e do alho-poró

Lacticínios

  • leite sem lactose
  • leite de soja
  • leite de amêndoa
  • leite de arroz
  • iogurte sem lactose
  • requeijão sem lactose
  • a maioria dos queijos, em quantidades limitadas
  • manteiga

Carne, peixe e ovos

o consumo de carne, peixe e ovos é geralmente aceito porque esses alimentos não contêm carboidratos. Tempeh e tofu também são baixos em FODMAPs.

Mas sempre verifique a lista de ingredientes.

Adoçantes

  • xarope de bordo
  • xarope de arroz
  • Stevia
  • açúcar

E se não houver melhorias?

Já mencionamos que a dieta FODMAP funciona para aproximadamente 75% dos pacientes com SII.

Então, o que fazer se você faz parte desses 25% para quem a dieta não tem efeito?

Não se preocupe, você pode seguir outras terapias que o ajudarão a combater o mal-estar. O seu médico poderá aconselhá-lo sobre o melhor caminho a seguir.

Mas espere: tem certeza de que tomou todas as medidas corretas ao seguir sua dieta?

Dê-lhe uma última tentativa. Seria uma pena desistir de um método completamente natural e não invasivo.

Aqui está o que você precisa fazer

  • Leia os rótulos com atenção

Muitos alimentos embalados podem conter ingredientes insuspeitos, como alho e cebola.

Antes de comprar qualquer alimento enlatado ou congelado, leia atentamente a lista de ingredientes. O mesmo vale para bebidas como o suco de fruta.

  • Desenhe em fontes seguras

Para obter uma lista completa de alimentos FOMAP, recomendamos que você consulte fontes confiáveis, como King’s College London e Monash University em Melburne.

  • Mime-se com um relaxamento saudável

Uma vida agitada e estressante também pode contribuir para o agravamento dos sintomas relacionados à SII.

Dê a si mesmo momentos de descanso saudável, talvez caminhando no parque ou em uma floresta. Praticar ioga também pode ajudá-lo.

Desvantagens da dieta FODMAP?

Seguir qualquer tipo de dieta sem a devida assistência médica e sem ter o diagnóstico de “síndrome do intestino irritável” pode ser prejudicial à saúde.

Isso pode levar à falta de fibras, o que, por sua vez, aumenta o risco de disfunção e doenças intestinais, incluindo câncer de cólon.

Uma ingestão insuficiente de fibras pode prejudicar a “boa” flora intestinal, que desempenha um papel na regulação do nosso sistema imunológico e na supressão de fatores inflamatórios no intestino.

Deficiências em outros nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais, também podem surgir.

As pessoas que foram diagnosticadas com SII podem seguir um dieta baixa de FODMAP sob a supervisão de um nutricionista e um médico. É uma dieta intensiva porque muitos alimentos são eliminados na fase de eliminação e é necessário um acompanhamento cuidadoso.

Conclusões

Embora os FODMAPs possam ser mal absorvidos por muitas pessoas, eles causam doenças graves, particularmente naqueles com síndrome do intestino irritável (SII). Uma dieta pobre nesses carboidratos pode, portanto, ser de grande benefício para esses pacientes.

Também pode beneficiar pessoas propensas a doenças estomacais e intestinais, como a doença de Crohn.

Então, se você está lutando com vários distúrbios digestivos há muito tempo e nada parece ajudá-lo, a dieta FODMAP é definitivamente uma das soluções possíveis. Quem não gostaria de poder desfrutar de um delicioso almoço sem sofrer com cólicas, dores abdominais e sem ter que ficar indo ao banheiro?


Origens:

O que são monossacarídeos, dissacarídeos e polióis – https://medicinaonline.co/2017/02/13/difusione-tra-monossacarídeos-dissacarídeos-polissacarídeos-oligossacarídeos/
Para que serve a dieta FODMAP – https://www.accademianutrizione.it/blog/cibi-fodmap-dieta/
FODMAP, quais alimentos são recomendados – https://www.paginemediche.it/benessere/alIMENTO-e-dieta/dieta-fodmap-cosa-mangiare-per-combattere-il-colon-irritabile
Dieta FODMAP, alimentos a evitar – https://prolon.it/cosa-sono-i-cibi-fodmap/#:~:text=In%20generale%2C%20tra%20i%20cibi,e%20il%20latte%20di%20cocco
síndrome IBS – https://www.calprotectina.com/sindrome-dellintestino-irritabile/#:~:text=La%20Sindrome%20dell’Intestino%20Irritabile%20o%20Inflamatory%20Intestino%20Doença%20(SII,specifica%20e%20univoca% 20% 20 patologia orgânica
O que são polióis – https://www.cibum.eu/polioli-dolcificanti-diabetici/
Diferenças entre monossacarídeos, polissacarídeos e dissacarídeos – https://medicinaonline.co/2017/02/13/difusione-tra-monossacarídeos-dissacarídeos-polissacarídeos-oligossacarídeos/

Similar Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.