14 remédios naturais para mulheres na pós-menopausa

Com o início da menopausa, ocorre uma série de mudanças fisiológicas completamente naturais nas mulheres.

Essas alterações se devem à interrupção da produção desses hormônios (principalmente estrogênio E progesterona) afetando o fertilidade e sobre a atividade do ciclo menstrual. A falha desses hormônios marca o fim da fertilidade e o fim da menstruação.

Resumo

  • Com que idade é a menopausa?
  • Sintomas da menopausa?
  • Como lidar com a menopausa?
  • Curando-se com plantas
  • 14 remédios naturais para os sintomas da menopausa
  • 1. Respire lenta e profundamente
  • 2. Pense positivo
  • 3. Relaxe um músculo de cada vez
  • 4. Pratique ioga
  • 5. Reduza o estresse com consciência
  • 6. Olhe nos olhos de alguém
  • 7. Perca alguns quilos
  • 8. Vá a uma academia
  • 9. Coma soja
  • 10. Sim para sementes de linhaça
  • 11. Uma pílula de vitamina E
  • 12. Os segredos do cohosh preto
  • 13. Faça chá de sálvia
  • 14. Pratique acupuntura

Com que idade é a menopausa?

Segundo as estatísticas, a idade média em que uma mulher entra na menopausa é de cerca de 50 anos. No entanto, não é incomum que os primeiros sintomas apareçam antes dessa idade.

É difícil definir e prever o curso sintomático da menopausa e quais serão os sintomas reais, pois cada mulher representa um caso em si.

Sintomas da menopausa?

A chegada da menopausa geralmente está associada a uma série de sintomas bem definidos, dentre os quais lembramos:

  • irregularidade do ciclo menstrual
  • ondas de calor
  • suor noturno
  • artralgia e dores musculares
  • dores de cabeça
  • irritabilidade
  • ansiedade
  • secura vaginal
  • déficit de memória
  • palpitações
  • queda na libido
  • osteoporose
  • pele e cabelo secos
  • ganho de peso.

Os sintomas da menopausa são geralmente sentidos por uma média de 4 anos, embora em algumas mulheres (uma em cada 10) possam durar de 10 a 12 anos.

Como lidar com a menopausa?

Quando os primeiros sintomas aparecem, é bom que a mulher procure seu médico para lidar melhor com esse momento importante de sua vida e aliviar qualquer possível desconforto. Junto com ele você poderá trilhar o melhor caminho, composto também por remédios naturais.

A abordagem farmacológica só deve ser considerada na presença de sintomas crônicos que degeneram em doenças reais. Na maioria dos casos, um estilo de vida natural, começando com uma dieta diferentemente equilibrada, pode ajudá-lo a viver essa etapa com serenidade.

Há também muitos remédios, a começar pelos da “avó” que têm eficácia própria; alguns destes são à base de plantas e podem ser facilmente encontrados em forma de suplemento. Mesmo a prática de técnicas de relaxamento pode ser benéfico em alguns casos.

Curando-se com plantas

Os tratamentos à base de plantas utilizam plantas que contêm naturalmente fitoestrógenos, substâncias capazes de reequilibrar pelo menos parcialmente a estrutura hormonal.

Em primeiro lugar, devemos partir do princípio de que para obter benefícios tangíveis e estáveis ​​ao longo do tempo, esses tratamentos devem ser realizados por longos períodos, pois as flutuações hormonais são cíclicas. Sair da terapia pode significar estar de volta ao ponto de partida.

Os princípios ativos das plantas podem ser tomados em comprimidos ou em tintura-mãe, facilmente disponíveis em ervanárias ou nas farmácias que possuem setores dedicados a medicamentos naturais. Aqui está uma lista das plantas mais utilizadas para este fim:

  • trevo vermelho
  • Isoflavonas de soja
  • Discorea cabeluda
  • Flor da Paixão
  • Sábio
  • Black Cohosh
  • Magnésio
  • Walnut and Crab Apple (no repertório de flores de Bach)
  • Óleos essenciais (sálvia, erva-cidreira, cipreste, limão)

14 remédios naturais para os sintomas da menopausa

Aqui estão 14 remédios naturais que, com a prática constante, podem ajudar a aliviar os incômodos ondas de calor.

1. Respire lenta e profundamente

respiração diafragmática planeje inspirar lentamente pelo nariz por pelo menos 5 segundos e expirar pela boca pelo mesmo período de tempo. Para verificar se você está praticando esta técnica corretamente, olhe para seu abdômen: você deve vê-lo “subir” a cada respiração e deve sentir seus pulmões incharem.

Desde o primeiro momento, você a achará decididamente diferente de sua respiração normal, curta, tensa e superficial. Como outras terapias corporais baseadas em estimulação mental, a respiração diafragmática acalma o sistema nervoso simpático e melhora a circulação.

A chave para colher os benefícios deste remédio simples é a prática e a consistência – tente sessões curtas de cinco minutos seis vezes ao dia. Aproveite cada momento: enquanto estiver no carro (talvez quando estiver preso no trânsito), quando estiver assistindo TV ou lendo seus e-mails.

2. Pense positivo

Você vê tudo preto? Você está com raiva de tudo? Você se sente perdido ao primeiro sintoma que anuncia uma onda de calor? Tente esquecer o que o aflige e concentre-se nas possíveis soluções.

É verdade que uma onda de calor pode criar desconforto e fazer você suar excessivamente … mas se você tirar o suéter e retirar o ventilador portátil que comprou para a ocasião, poderá reduzir significativamente o desconforto. Ou se estiver no escritório, pode retirar espontaneamente a blusa reserva que colocou na bolsa…

De acordo com alguns pesquisadores britânicos, esse tipo de pensamento positivo pode realmente reduzir a intensidade das ondas de calor. Por outro lado, o pensamento negativo pode torná-los piores.

Nos momentos mais difíceis, tente pensar que enquanto você está suando muito você não está queimando mais calorias, mesmo que apenas por alguns minutos. E, novamente, você está economizando em sua conta de aquecimento!

3. Relaxe um músculo de cada vez

o relaxamento muscular progressivo alivia a tensão e ajuda a “soltar” todos os grupos musculares do seu corpo. Especialistas acreditam que funciona para ondas de calor, reduzindo a liberação do hormônio do estresse norepinefrina.

Existem várias técnicas para praticar este tipo de relaxamento. Por exemplo, tente deitar-se em uma posição confortável e contrair os músculos da testa enquanto respira; em seguida, solte-os, ainda respirando.

Em seguida, prossiga com os músculos do nariz e das bochechas e continue trabalhando por todo o corpo, até chegar aos dedos dos pés. Para mais informações, você pode encontrar inúmeros tutoriais em vídeo no youtube.

4. Pratique ioga

Também é ioga pode ajudar a diminuir o número de ondas de calor e sua intensidade. Esta disciplina tem como foco o relaxamento do corpo em posturas repousantes, utilizando suportes como colchonetes, almofadas e alças.

Cada posição é geralmente mantida por 5 a 10 minutos, ajudando você a alcançar um estado de relaxamento profundo.

5. Reduza o estresse com consciência

A redução do estresse baseada na atenção plena combina o meditação com ioga e outros movimentos. Ele ajuda você a se concentrar em seu corpo e entender como seus pensamentos e sentimentos inconscientes afetam sua saúde física e emocional.

Estudos descobriram que essas técnicas podem acalmar vários processos inconscientes em seu corpo, como reduzir a dor e diminuir pressão sanguínea. Consequentemente, eles também podem melhorar o controle da temperatura corporal.

É recomendável que você comece essas técnicas de meditação seguindo um pequeno curso em grupo, para garantir que você as esteja praticando corretamente.

6. Olhe nos olhos de alguém

Nós estamos falando sobre hipnose. Esqueça a hipnose que você viu mágicos em filmes. A hipnose a que nos referimos é realizada por profissionais, muitas vezes médicos.

O hipnoterapeuta ensina você a relaxar e criar imagens mentais durante uma onda de calor para lhe dar uma sensação de maior frescor. Em outras palavras, aprenda a usar sua mente para controlar as reações do seu corpo e gerenciar melhor o estresse.

Você também se beneficiará em termos de redução da ansiedade e dormirá muito melhor.

7. Perder alguns quilos

É bastante intuitivo: quanto maior o peso você está carregando, mais quente você vai se sentir (com ou sem menopausa). E, de fato, estudos descobriram que as mulheres com excesso de peso geralmente têm mais ondas de calor do que as mulheres que têm uma constituição normal.

Isso pode ser porque o excesso de gordura tende a causar o desenvolvimento de calor, levando a mais transpiração para resfriar o corpo.

A boa notícia, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, é que perder peso pode ajudar a reduzir as ondas de calor. Os pesquisadores colocaram 226 mulheres com sobrepeso ou obesas com idade média de 53 anos em um programa intensivo de perda de peso, comparando-as com 112 mulheres de peso e idade semelhantes.

Cerca de metade das mulheres em cada grupo teve ondas de calor incômodas. As mulheres do primeiro grupo, seguidas por um especialista nutricionista, eles tinham que realizar pelo menos 200 minutos por semana de atividade física, como caminhada rápida. Tudo isso acompanhado de uma dieta de 1.200/1.500 calorias por dia.

Após 6 meses, o grupo de terapia para perda de peso relatou que as ondas de calor diminuíram significativamente.

8. Vá a uma academia

Mesmo que a maioria dos exercícios físicos que você tenha feito nos últimos 20 anos envolva carregar sacolas de compras, não é tarde demais para começar.

O exercício consistente, pelo menos duas a três horas por semana, pode ajudar a reduzir não apenas as ondas de calor, mas também enxaquecas.

Eu também’exercício aeróbico (caminhada rápida, ciclismo, corrida, dança) ajuda você a se sentir muito melhor.

9. Coma soja

Se você gosta deles tofu, edamame E missô (feijão e temperos de soja usado na culinária japonesa) e se você colocar leite de soja no seu café… está no caminho certo! Há uma boa chance de seu amor por essa proteína com baixo teor de gordura protegê-lo das ondas de calor.

A soja e outras plantas vegetais contêm isoflavonas em grandes quantidades, substâncias que são capazes de agir em receptores humanos de estrogêniopromovendo efeitos semelhantes aos dos hormônios estrogênio.

Depois de comer soja, algumas bactérias no intestino convertem as isoflavonas em um composto de estrogênio. Sabemos por estudos com mulheres japonesas que as que comem soja têm menos e mais leves sintomas da menopausa.

10. Sim para sementes de linhaça

Tal como a soja, as sementes de linhaça têm um elevado teor de fitoestrogénios, em particular de lignanas que atuam nas plantas ao nível da defesa imunitária e têm interesse farmacológico graças às suas propriedades antitumorais e fitoestrogênico.

Ao contrário das isoflavonas da soja, as lignanas não estão associadas à fração proteica, mas sim à fração polissacarídica não amilácea da planta, por isso são utilizadas de forma diferente.

Parece que o consumo diário de 40 gramas de linho triturado durante 6 semanas pode até reduzir pela metade o número de ondas de calor, reduzindo sua intensidade em 57%.

Para obter o máximo de benefícios, triture cuidadosamente as sementes de linho, talvez com a ajuda de um moedor de café. Mantenha as sementes na geladeira e adicione algumas colheres de aveia ou iogurte todos os dias.

Lembre-se que a dose terapêutica de 40 gramas de linhaça moída tem uma ingestão de cerca de 200 calorias: é necessário levar isso em consideração para ajustar sua dieta de acordo.

Essa prática também tem influências positivas no humor, ajuda a reduzir as dores musculares e ajuda a conter a transpiração.

11. Uma pílula de vitamina E

Vitamina Econhecido por suas propriedades antioxidantes, também pode ajudar suas artérias a funcionar melhor e reduzir as ondas de calor.

Antes de contratar, sim aconselha consulte o seu médico que poderá sugerir a dosagem e as formas mais adequadas de tomar.

A esse respeito, deve-se lembrar que a vitamina E já está bastante presente na dieta e não há sintomas de deficiência conhecidos. No entanto, uma ingestão excessiva pode causar menor absorção das outras vitaminas lipossolúveis.

12. Os segredos do cohosh preto

o cohosh preto (ou Black Cohosh), um membro da família do botão de ouro, é uma das ervas mais procuradas para combater as ondas de calor e outros sintomas da menopausa, como a osteoporose. Os ingredientes ativos desta planta são extraídos das raízes e rizomas (caules subterrâneos).

Estes ingredientes ativos ajudam a diminuir ahormonio luteinizanteque afeta os receptores de serotonina, um dos responsáveis ​​pelas ondas de calor.

Para uma terapia eficaz, 20 miligramas duas vezes ao dia ou 40 miligramas uma vez ao dia devem ser tomados. Novamente, é recomendável que você consulte seu médico antes de iniciar a terapia.

13. Faça chá de sálvia

Só recentemente o sálvia officinalis entre os remédios para reduzir a transpiração e as ondas de calor.

Um estudo suíço publicado em 2010 revelou os efeitos de tomar um comprimido de sálvia por dia em 71 mulheres na pós-menopausa. Os pesquisadores descobriram que o número médio de ondas de calor caiu pela metade em 4 semanas e diminuiu 64% em 8 semanas.

Experimente fazer chá: basta despejar uma colher de sopa de folhas frescas de sálvia (ou uma colher de chá de sálvia seca) em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos e retire as folhas. Você pode beber esta bebida delicada tanto quente quanto gelada, junto com um pouco de limão e mel.

14. Pratique acupuntura

Sério? A acupuntura pode ajudar a reduzir as ondas de calor? Sim, é possível. Segundo alguns estudos, essa prática oriental afeta o sistema nervoso simpático e ajuda a controlar a liberação de hormônios como cortisol, endorfina E serotonina.

O tratamento não tem efeito imediato e pode levar várias sessões até que você perceba qualquer melhora.

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